obituário

Morreu a dona de casa Therezinha de Jesus Bortoluzzi

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal

Therezinha de Jesus Zanini Bortoluzzi, 93 anos, nasceu em Júlio de Castilhos. Filha de Ângelo Zanini e Francisca Zanini, ela cresceu junto a oito irmãos e, ainda na infância, mudou-se para Santa Maria com a família.

No Coração do Rio Grande, ela se casou com o ferroviário Ernesto Bortoluzzi, falecido em 2004. Da união de mais de cinco décadas, eles tiveram os filhos Newton, Renan, Iara, Ione, Renato, Ernesto, Vianei, Vanita e Ernito. Deles, a dona de casa ganhou 18 netos e 10 bisnetos.

Quando não estava envolvida com os afazeres domésticos, Therezinha gostava de reunir os filhos para comentar as questões de relevância para o país, entre elas, economia e política.

Com orgulho e saudade, Renato lembra que a mãe era uma mulher culta e informada. Todo os dias, ela lia jornais, adorava assistir aos noticiários na televisão e fazer palavras-cruzadas, uma das atividades favoritas da matriarca.

- Minha mãe foi exemplo de honestidade. Agregadora, ela tinha o dom de aconselhar. A família e os amigos gostavam de ouvi-la - completa Renato.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: arquivo pessoal
Com a família

Ativa e lúcida, mesmo com a idade avançada, Therezinha tinha a fé como estilo de vida. Frequentava missas e era dizimista na Igreja Católica.

A companhia dos netos e bisnetos deixava a idosa contente, principalmente nas festas cristãs, como Natal e Páscoa, segundo Ione:

- A longevidade da mãe se justifica pela alimentação saudável. Além disso, ela bebia um cálice de vinho após as principais refeições.

Para Vanita, a mãe deixa o legado de sabedoria:

- Ela gostava de jogar dominó e de estar informada sobre política.

Therezinha de Jesus Zanini Bortoluzzi morreu em 27 de agosto de 2019, em consequência de complicações, após uma queda. Ela foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal.

Falecimentos em Santa Maria e na região

Funerária Cauzzo

10/8

  • Vanderlei da Silva Leal, aos 62 anos, sepultado no Cemitério Santo Antônio, em Dilermando de Aguiar 

16/8

  • Danadir Catarina Cechin, aos 78 anos, sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morreu a martinhense Nely do Nascimento Müller

Próximo

Morreu a auxiliar de serviços gerais Vera Lúcia Mendes Portes